sábado, 29 de setembro de 2012

Crónica Benzodiazepina


O paraíso

Depois de ter acabado de ler "Cruising Paradise", do Shepard, dei comigo a ler "El Paraíso en la Outra Esquina", do Vargas Llosa, sobre as vidas aventureiras e nada tranquilas de Paul Gaugin e da sua avó, Flora. As personagens de Shepard andam pela América, mesmo a América. Lá para dentro, para o sul castigador, que é  imenso e está cheio de ar para respirar. É uma travessia pelo paraíso, para todos e para os 'agentes do mal', que os há e muitos.
Já no livro do peruano, o paraíso dificilmente sai do título. A não ser nos raros momentos em que Koke se liberta do homem civilizado...
Calharam-me estes dois, um atrás do outro. E é isso que tem a sua graça, porque eu não sou de escolher livros com 'paraíso' no título. E não é comum isto acontecer: a mim ou seja a quem for. Calharam-me e isso é uma coincidência. Um desconcerto, até.
Estava a atravessar a Sidónio Pais, em direcção às sombras das árvores maravilhosas que moram no alto do Parque Eduardo VII, quando dei pela repetição das palavras nos títulos dos dois livros. Já depois de os ter lido!
O que também não deixa de ser curioso logo ali, à entrada dos meus quinze minutos diários de paraíso.


Iolanda Bárria

Sem comentários: