sábado, 19 de fevereiro de 2011

Crónica Benzodiazepina


Remédios da alma para tempos de crise

Vivemos tempos de crise. Facto, cansativo e badalado porque apesar de ser uma realidade sentida em vários sectores, finalmente atingiu o cume de todos os poderes – a Economia. Há muito que esta crise se vinha a instalar e a dar sinais gritantes da sua necessidade. Como por exemplo na Politica Executiva – educação, saúde, segurança social etc.
É óbvio que estamos a viver tempos de aflição – por vezes de desespero. Mas, se conseguirmos perceber as razões que nos conduziram a este buraco negro, teremos igualmente a possibilidade de sairmos dele. Afinal, o ser humano é um animal surpreendentemente resistente e a sua força, bem como a sua fraqueza, reside única e exclusivamente na sua mente.
Aqui vão algumas dicas:
Lembre-se – a Crise é, antes de mais, uma simples palavra. Quanto mais vezes a repetir para dentro de si, mais real ela se torna. No entanto, Portugal conhece-a bem. Afinal, não vivemos nós desde sempre em crise? Estamos, portanto, bem preparados e habituados a responder a situações difíceis. Confiemos em nós próprios!
Mude! Nem que seja de passeio, mas mude a sua rotina. Trate de si, do seu corpo e da sua alma. Vai precisar de ambos para reestruturar a sua vida.
Fomente, mais do que nunca, os pequenos prazeres. Não prescinda deles.
Pergunte-se, se amanhã fosse o último dia da minha vida, a que é se agarraria e o que deixaria cair? Redescubra-se. Uma vida de responsabilidades sem prazer é uma irresponsabilidade perante a própria dádiva de se estar vivo.
A crise é também um estado de alma. Uma palavra que, quando proferida pelos “outros” nos provoca um "Reflexo de Pavlov", instalando a infelicidade, a insegurança, a retracção – coisas que agravam a crise à escala global.
Aproveite a crise e reorganize-se, reinvente a sua vida. Dê a si próprio o tempo para se reestruturar. Aceite a queda do que tiver que cair, mas não vá atrás. Começar de novo pode ser uma bênção!
Por último, um conselho prático: Tem o frigorífico vazio? Organize uma festa.
Como? Convide todos os seus amigos para jantar. A cada um deles caberá trazer qualquer coisa simples que se coma ou beba. Ninguém gasta muito, e só com os restos de uma noite bem passada, não terá que se preocupar nos dias seguintes com comida.


Lucinda Gray

Sem comentários: