sábado, 3 de setembro de 2011

Crónica Benzodiazepina


Sobre a Europa

A Europa é sobretudo um continente percorrido a pé. E isto faz toda a diferença em relação ao resto do mundo. Numa conferência que deu no Nexus Institute (e que depois transformou no livro "A Ideia de Europa"), George Steiner defendia que a cartografia europeia é determinada pelas capacidades, pelos horizontes percepcionados dos pés humanos. E assim é. Claro que também há extensões de terreno difíceis, mas nenhuma é intransponível, como acontece noutros continentes. Ninguém atravessa a Amazónia a pé. Mas os Alpes, sim.
As distancias têm uma escala humana, são percorridas há séculos e isto foi moldando a  paisagem. Para Steiner, este facto determina a existência de uma relação essencial entre a humanidade europeia e a sua paisagem que, como em nenhuma outra parte do globo, tomou a forma de um tempo histórico-humano, mais do que geológico. Para isso muito contribuiram as longas marchas dos soldados de Alexandre, desde a Grécia continental às fronteiras da Índia e ao deserto líbio. Assim como os quilómetros percorridos pelas legiões napoleónicas, de Portugal a Moscovo ou, depois, pelas unidades de infantaria que 'fizeram' as duas grandes guerras...
Creio mesmo que, apesar dos comboios de alta velocidade, da aviação low cost e das longas auto-estradas, esta é uma característica que a Europa nunca perdeu!


Iolanda Bárria

Sem comentários: