sábado, 9 de junho de 2012

Crónica Benzodiazepina


Falsas, dizem eles! 

O jornalista Nando Garcia (ex - El Mundo), criou uma agência para apoiar pessoas que se dizem prejudicadas, nos media. Entre os seus ‘clientes’ estão Gaetano Pisano e Blandine Pellet, dois artistas plásticos que vivem em Girona e que, há tempos, venderam algumas das suas obras ao nazi Aribert Heim. Tanto Pisano como Pellet afirmam desconhecer a vida de Heim à data da venda das obras e negam em absoluto as alegadas ligações ao nazi, que os media espanhóis têm sugerido. 
Pisano e Pellet querem repor o seu bom nome e exigem justiça junto da opinião pública. Por isso, recorreram à agência de Garcia, a quem também não faltam razões de queixa sobre os media, que diz terem arruinado a sua vida profissional, com a publicação de calúnias infundadas. Uns e outro contaram isto e mais coisas ao El País (onde eu os conheci, num artigo ironicamente intitulado “Demasiadas historias falsas”).
  - Há muita coisa a mudar nos media e os media. Não sei se a agência de Garcia, a CYNC é o melhor exemplo disso, mas é um bom sintoma. E o destaque que o jornal lhe dá, também.
 - Faz-me algum sentido que esta presença de Pisano, Pellet e Garcia nas páginas do El País seja fruto do trabalho de media relations da agência do ex-jornalista do El Mundo. Mas isto não está lá no artigo. Sou eu a pensar alto ( e a achar que ele não trabalha nada mal…)
 - Faz-me sentido que Pisano, Pellet e Garcia procurem limpar os seus nomes precisamente onde acham que se sujaram: nos media, isto é, junto da opinião pública. Os tribunais já não são suficientes.
Mas, e se o El País tiver sido precisamente um dos jornais que antes lhes ‘sujou o bom nome, a integridade pessoal e profissional’? O jornal não é explícito quanto a isso, mas pode ter noticiado o mesmo que os outros, é o mais normal.
Então: o jornal publica uma notícia a acusar ligações entre o casal e o comprador de arte nazi e meses depois publica outra a explicar que o casal se queixa da notícia anterior acusando-a de falta de verdade e rigor, mais: diz que o casal se juntou a outros queixosos de outras notícias pouco verdadeiras, numa agência que nasceu para ajudar gente que se queixa de ser injustiçada e maltratada pelas notícias dos jornais, e trabalha para repor a verdade e o seu bom nome. Onde? Nos jornais, justamente.

Não sei bem dizer o que isto é. Mas é modernaço!


Iolanda Bárria

Sem comentários: