sábado, 24 de novembro de 2012

Crónica Benzodiazepina


Isto é um amor em tempos de blogue!
 
Sempre imaginei os “amores em tempo de cólera”! Não em tempo de blogue!
Estou a falar do amor pelo meu país!
Hoje vou ter mais um almoço de despedida!
Nunca imaginei ter uma agenda recheada de marcações de almoços que se atropelam e se atamancam, uns aos outros, pelas piores razões! O Adeus!
Uma espécie de “escolhe-me a mim”, “escolhe-me a mim”, que em vez de me fazer rir só me faz chorar!
Os meus amigos estão a abandonar o país!
Este país que é abençoado por um sol tão desejável, que tem uma luz incomparável, um povo que foi o 1º a abolir a pena de morte, que criou a palavra Saudade, que desvendou o mundo, que criou o Fado, que está entre os países com maior número dadores de medula óssea, que…!
Está neste momento a viver uma história como a dos grandes amores falhados! Tem tudo para dar certo, mas parece terminar antes do tempo!
Hoje era suposto ir alegremente comer o cozido á portuguesa da 4ª feira!
Um almoço de cozido á portuguesa, acompanhado de um tinto do Douro e rodeada dos Amigos, é sempre para mim um momento de grande aconchego!
Hoje o almoço vai ter tudo isto, mas infelizmente vai ter um “Adeus”!
Um adeus com muita tristeza! Um adeus com muita mágoa! Mais um adeus que me deixa um grande nó na garganta! Mais um adeus que me cria muita revolta!
Eu não vou querer chorar! Eu quero ser forte! Mas não sei se vou conseguir! Estou muito revoltada!
O sol já não é suficiente para me deixar bem com a vida!
Sinto-me completamente impotente perante estes acontecimentos!
Não sei o que fazer! Acho que no fundo estou aqui a pedir-vos ajuda!
Não podemos deixar que isto aconteça ao nosso país!
A minha amiga vai embora! Um amigo meu do coração deixou ontem o país!
Outros já estão a fazer as malas!
Sempre soube que são quase sempre as vergonhas minúsculas que nos levam às grandes humilhações!
Não ter emprego, não ter que comer, não querer viver na dependência de outros!
Os meus amigos estão a deixar o país! Uns estão desempregados! Outros estão a ganhar um salário miserável e indigno!
Digo miserável e indigno porque não é o suficiente para criar dignamente os filhos!
De PEC em PEC afundaram o nosso país!
A mentirinha é muito pior que a mentira! E de mentirinha em mentirinha qualquer dia temos um país moribundo e cheio de vagões de pessoas a dizerem “ Adeus”!
Isto pode parecer uma visão terrível e derrotista! Mas não o é! Antes o fosse!
Pensem no que vai acontecer em Janeiro de 2013! Só a título de exemplo:
 - Vão ser mais de 100 mil desempregados na função pública; a redução do subsídio de desemprego e do RSI, entre outros vai ser de pelo menos 10%; a subida do IMI é inaceitável e intolerável; os idosos, os doentes oncológicos e os desempregados vão deixar de estar isentos de taxas moderadoras…
Os nossos governantes estão a pilhar impiedosamente um a um os nossos direitos!
A nossa democracia está a ser selvaticamente exterminada por uma cambada de governantes insanos, prepotentes e maquiavélicos!
Já estamos indecorosamente a ser pilhados não só nos nossos bolsos, mas, e pior, do que isso, nos nossos sentimentos, nas nossas esperanças, nos nossos sonhos, nos nossos afectos pela ausência dos nossos filhos, dos nossos amigos, dos nossos familiares!
A hábil retórica da ausência de alternativas é típica dos que querem fugir, mas, não antes de deixarem a sua marca, o seu rasto! Uma espécie de canídeo a marcar território!
As medidas destes políticos medíocres e incapazes de olhar a não ser para o seu próprio umbigo, estão a contribuir para uma sociedade desigual, injusta e insustentável!
Todos os sectores da sociedade já se manifestaram pelas mesmas razões: contra as medidas de austeridade e contra o abuso de poder de que estamos a ser alvo!
Mas porque é que as manifestações são em dias diferentes? Em lugares diferentes? O que é se passa?
Assim só estamos a banalizar o direito à indignação! o direito a dizer basta!
Porque é que não nos manifestamos todos juntos? Todos no mesmo dia? Todos á mesma hora?
Afinal o amor que nos move a todos não é o mesmo? É!
É o amor ao nosso país! Às nossas vidas! Às vidas dos nossos filhos!
Por favor não podemos continuar a permitir que os nossos filhos, os nossos amigos, os nossos familiares se vão embora!
Vamos marcar um dia e uma hora! VAMOS LUTAR TODOS JUNTOS!
Como diz alguém muito sapiente vamos todos lutar como se “A vida num só dia”.
Não podemos desistir! É agora! Está na hora!
Aos meus amigos, aos que ainda estão a fazer as malas, mas, e nomeadamente, aos que já foram para outros países, quero aqui dizer-vos que não vou ficar quieta!
Que vou lutar para inverter a situação! E acima de tudo que vos amo muito! 


Maria Paula Elvas

Sem comentários: