quarta-feira, 9 de maio de 2012



A maçã que se confundiu com um Adão

Uma maçã pode achar-se a crescer e viver enquanto laranja. Isso não a fará ser menos maçã. No máximo, ela perderá a noção do ser que é, confundindo igualmente as suas irmãs maçãs por laranjas, dado essa ser a única forma de ela acreditar estar mesmo numa laranjeira.
De tanto as tratar como tal, as outras maçãs parecerão igualmente convencidas de que são laranjas e todas confundirão a macieira que lhes dá vida como sendo uma laranjeira.
Por trás de todos estes filmes está uma linda macieira, indiferente às desilusões da sua maçã. Alimentando-a, dando-lhe todo o amor que precisa para crescer.
Eu não sei quem tu és. Se soubesse, também saberia quem sou. Mas tenho a certeza de que não és nem uma laranja nem uma maçã.
Como poderá a verdade acerca de mim próprio ser-me revelada se continuo a dar crédito às minhas ilusões de quem os outros são? É impossível eu não beber das mesmas ilusões. Acreditar nas ilusões dos outros é fazê-las minhas, não porque são dos outros, mas porque o outro é desde logo uma ilusão minha. Eu só saberei quem realmente sou, quando recusar todas as ilusões acerca de quem são os outros, sem excepções. Não adianta dizer-me maçã, fruto de uma linda macieira, se quando olho em volta só vejo laranjas. 


Duarte

Sem comentários: