quarta-feira, 29 de agosto de 2012


EDIMBURGO 

Desde a faculdade que me recordo de querer conhecer Edimburgo, cidade literária por excelência. Talvez por me remeter para autores que escolhi ler, como Conan Doyle ou Stevenson, ou para outros que me foram impostos. Sir Walter Scott é um desses casos. Ainda que lhe chamem o pai do romance histórico, Waverley, nunca fez as minhas delícias. O que verdadeiramente me delicia é Edimburgo. O seu castelo saído do um conto de fadas, os calmos parques (meio jardins, meio cemitérios) com os seus bancos a pedir descanso, as inúmeras lojas de roupa vintage e as muitas vielas e becos com histórias de casas assombradas. Não me surpreende pois que tenha sido esta a escolha de J.K. Rowling para as aventuras de Harry Potter. E, em momentos de melancolia, imagino-me a percorrer a Royal Mille uma e outra vez ou a tomar um coffee cream num desses dias cinzentos na Prince's Street enquanto me preparo para me perder numa das muitas livrarias. E quase me sinto feliz.


 Carmo Miranda Machado

Sem comentários: